Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, uma equipe de auditores da Controladoria-Geral do Estado esteve nas cidades de Santa Efigênia de Minas, Gonzaga e Divinolândia de Minas, cidades localizadas na região do Vale do Rio Doce.
As visitas são fruto de uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado e o Ministério Público Estadual (MP-MG) no âmbito do projeto MP Itinerante, cujo objetivo é promover um contato mais próximo com os cidadãos, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los.
Nas cidades visitadas, a equipe de auditores da CGE ministrou palestras sobre o tema"Controle Social: Gestão Democrática dos Recursos Públicos", destacando a importância da participação do cidadão de forma mais efetiva na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e fomentando o empoderamento da sociedade civil para o exercício da cidadania. Além disso, foram apresentados os mecanismos de controle social disponíveis no estado de Minas Gerais, tais como o Portal da Transparência, a Lei de Acesso à Informação e o Portal de Denúncias.
As palestras contaram com a participação de conselheiros municipais, agentes públicos, lideranças comunitárias e cidadãos em geral. Um dos participantes, a técnica de enfermagem Eliete Campos, apresentou o seguinte depoimento: "Eu mesma não sabia dos mecanismos de acesso à informação e controle social. Descobri as formas de armazenamento e quantidade de medicamento do município. Agora, quando um paciente procurar socorro, eu poderei ter acesso às informações e ter certeza das possibilidades de atendimento. Além de ajudar a fiscalizar a própria Secretária de Saúde".