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A Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria como o Ministério Público Estadual (MPMG), esteve presente na cidade de Arapuá – município da região do Alto Paranaíba com população de 2.700 habitantes – em 11 de maio, participando mais uma vez do MP Itinerante com o projeto Auditor das Gerais – Sua Participação na Gestão Pública. A parceria atende à demanda dos conselheiros municipais, agentes públicos e líderes comunitários para capacitação em instrumentos de fiscalização e acompanhamento da aplicação de recursos públicos.

O auditor da CGE-MG, Rinaldo de Souza Barros, apresentou aos conselheiros municipais e cidadãos arapuenses as ferramentas de Controle Social disponíveis, como o Portal da Transparência do Governo do Estado, a Lei de Acesso à Informação (LAI) e Portal de Denúncias. Na oportunidade, foram debatidas questões referentes à prevenção e combate à corrupção, à função social e econômica dos tributos, dentro do contexto macroeconômico atual, além de estratégias para o enfrentamento de problemas ligados à arrecadação e à destinação desses tributos.

Como resultado imediato da ação da CGE-MG, a prefeitura reforçou em poucos dias, no meio eletrônico, a disponibilização de informações sobre transparência pública. Reforçou, principalmente, medidas e instrumentos para aumentar o acesso à informação, iniciando um trabalho de atualização e padronização de dados para o cidadão.

Participaram do evento representantes dos Conselhos Tutelar, da Criança e Adolescente (CMDCA), do Idoso e da Saúde, do Fundeb e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); membros da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público (CIMOS) e da Câmara Municipal; e servidores públicos da Prefeitura Municipal.