Acessibilidade | |

A Secretaria Estadual de Saúde  do Estado de Minas Gerais (SES/MG) passou a disponibilizar um novo conjunto de dados no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais: Tuberculose (TB).

Conforme informações prestadas pela SES, a tuberculose  é uma doença crônica, transmissível e de notificação compulsória. O acompanhamento de indicadores importantes como incidência, mortalidade e cura, entre outros epidemiológicos e operacionais, possibilitam traçar um panorama da TB (tuberculose) no território.

A TB ainda é considerada como um grave problema de saúde pública. É uma doença infecciosa de transmissão respiratória que afeta principalmente os pulmões, mas que pode afetar outros órgãos e sistemas. O tratamento gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) se estende por, no mínimo, 06 (seis) meses. É essencial que os indivíduos completem integralmente o tratamento, sem interrupções, a fim de alcançar a cura, prevenir a resistência bacteriana aos medicamentos e a evolução para casos mais graves.  Por meio da vigilância da TB, é possível conhecer a magnitude da doença, sua distribuição espacial e entre as populações, os fatores associados ao seu desenvolvimento, e, assim, propor ações para um melhor controle da doença e redução de sua morbimortalidade.

Os dados sobre Tuberculose estão disponíveis a partir de 2010, e a base de dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação(SINAN) é atualizada mensalmente.

Dados Abertos 

Os dados abertos governamentais são públicos, e disponibilizados ao cidadão em formato primário aberto - sem necessidade de uso de software proprietário - e compreensíveis logicamente, com dicionários de dados legíveis por máquina, de modo a permitir sua reutilização em aplicações desenvolvidas pela sociedade. Com as bases de dados publicadas no Portal de Dados Abertos, o acesso, interpretação e reuso das informações oficiais são facilitados e ampliados.

Se você é um gestor estadual de dados de compartilhamento amplo - aqueles que não estão sujeitos a nenhuma restrição de acesso, mas não estão catalogados no Portal de Dados Abertos - entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para realizar a abertura dos dados da sua unidade