Acessibilidade | |

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), avança na digitalização dos serviços com o lançamento de sistema contendo informações e dados referentes ao Cadastro dos Servidores Públicos Civis Excluídos da Administração Pública Estadual - CEAPE. Desde o início do semestre é possível acessar os dados a qualquer momento, com a série histórica a partir de 2012, disponível também em formato aberto (CSV).

Desenvolvido pela Corregedoria-Geral, a ferramenta reúne dados dos servidores excluídos contendo nome, cargo, tipo de exclusão, data da publicação e outras informações. Os dados foram estruturados em nove abas intuitivas, com a opção de aplicar filtros para facilitar e personalizar as buscas.

Antes, as informações eram atualizadas semestralmente, de maneira manual, por meio de planilhas. A implementação do sistema é uma forma de aprimorar a gestão e promover o Governo Digital, garantindo maior celeridade na atualização dos dados e o acesso à informação. Os dados estão disponíveis em ceape.mg.gov.br e também noPortal da Transparência do Estado de Minas Gerais.

“A ferramenta implementada é um progresso substancial. Ela proporciona eficiência na coleta de dados, reduzindo o retrabalho e permitindo acesso imediato aos dados em formato aberto. Isso resulta em economia de tempo e recursos, além de oferecer benefícios diretos aos cidadãos”, explica a Coordenadora do Núcleo de Gestão de Documentos e Processos da CGE e responsável pelo desenvolvimento do sistema, Heloisa Silva.

"A iniciativa é um marco importante na promoção da transparência ativa. Com o módulo CEAPE, estamos assegurando que as informações sejam disponibilizadas tempestivamente para que as autoridades e os cidadãos tenham acesso rápido e descomplicado ao cadastro de servidores excluídos do Estado. Isso promove a transparência, aprimora os instrumentos de controle e fortalece a confiança na administração pública”, declara o Corregedor-Geral, Vanderlei Silva.

Fonte: Controladoria-Geral do Estado