Acessibilidade | |

Entre os dias 11 e 13 de maio de 2016, a Controladoria Geral do Estado (CGE) participou de um evento voltado a mapear as necessidades de qualificação dos Conselheiros Municipais de Saúde do Estado. Chamado de “Diagnóstico para o curso de qualificação dos Conselheiros Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais”, o evento foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e com o apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Participaram do evento conselheiros representantes de 34 municípios do estado de Minas, de 12 diferentes microrregiões. Eles foram distribuídos em 4 grupos, com os seguintes temas:

Tema 1: Participação e Controle Social;
Tema 2: Educação Permanente e Popular nos Conselhos de Saúde;
Tema 3: Planejamento, Orçamento e Financiamento em Saúde;
Tema 4: Mecanismos de acompanhamento, avaliação e fiscalização das Políticas Públicas de Saúde.

Os auditores da CGE participaram do evento na categoria de “observadores”, exercendo o papel de acompanhar e registrar as impressões relacionadas à metodologia das oficinas, às discussões dos temas e à proposta de desenho da ação educacional.

Por sugestão da ESP-MG, acolhida pelos Conselheiros Municipais, a equipe da CGE apresentou-se como parceira na temática do Controle Social, devido às ferramentas de que dispõe para fomento à participação cidadã, como o Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (E-SIC) e o Portal de Denúncias.